terça-feira, março 21, 2006

Adeus avatares a lá Orkut.

Há algum tempo, um usuario do JavaFree reclamou no forum que o esquema de cores, mais as fotografias, davam a impressão para as pessoas do trabalho de que ele estava perdendo tempo no orkut. Na época eu lembro que pensei imediatamente no Greasemonkey e em como poderia criar um script para remover as tais fotos. Pois é, como eu vivo reclamando da falta de tempo, aproveitei o dia livre - maldita dor de cabeça - para ler sobre o greasemonkey e tentar fazer alguns scripts com utilidade pública.

O primeiro foi para remover as fotografias no forum do JavaFree. O trabalho foi minimo, especialmente depois de colocar um shell e o jsenv entre os meus bookmarks. Incrivel como o povo inventa utilidades para o desenvolvimento web. Mas, fim de papo, quem quiser instalar o script e se livrar dos avatares, vai precisar instalar o Firefox - que? Ainda não usa? Eis mais um bom motivo! - Greasemonkey e depois o script. Absolutamente tranquilo! Para quem já usa o Firefox e o Greasemonkey, clique com o direito aqui e seja mais feliz por não precisar aturar meu avatar.

Update 1: Depois eu tento ver porque ele só remove depois que a pagina carrega.
Update 2: Segundo essa discussão na lista do Greasemonkey, não dá para impedir que as imagens sejam mostradas, porque o script executa apenas depois de toda a arvore DOM ser montada. Enquanto isso, o browser faz as requisições para mostrar as imagens. Verei se há alguma maneira de contornar isso.

valeuz...