quarta-feira, agosto 10, 2005

Em resposta...

Eu e Diego Salcedo por vezes temos idéias bastante parecidas sobre uma série de assuntos. Mas, como conhecimento se desenvolve mais fortemente sobre pontos contrários, questionamentos e a necessidade de se provar, demonstrar o isso ao invés do aquilo, também temos opiniões contrárias. Parece que uma deles é sobre como a pesquisa, especialmente no meio acadêmico, deve ser usada, tema citado nesse post escrito por Diego. Qual o proposito das pesquisas feitas em universidade qualquer? Para que diacho tentamos transformar alunos mais preocupados em tomar umas e outras em cientistas que, ora, além de tomar umas e outras, façam pesquisa séria?

A meu ver, o propósito é aproveitar a inteligência de muita gente para beneficiar tantas outras além do próprio inteligente. E hoje, como se faz, da melhor maneira, a pesquisa chegar até os outros? Por qual meio se faz um "estudo sobre o ciclo de vida dos girinos no interior de Floresta" influenciar positivamente a vida de outras pessoas? De maneira nenhuma, nesse caso, porque, acredite, a pesquisa é inutil até mesmo para os girinos. E é inutil como todo conhecimento que existe por si só, que foi criado com o unico entendimento de... existir por si só. Pesquisa unicamente por pesquisa, descabida de qualquer ligação real com a comunidade não faz sentido. Por outro lado, pesquisas de cunho mais pratico, nascidas e voltadas para alguma necessidade da comunidade, seja ela local ou não, têm sim um meio. Muito bem desenvolvido por sinal, talvez ainda não tanto quando possa ser, especialmente no Brasil.

O meio é o comercio! Não há ainda melhor meio para fazer a pesquisa chegar as pessoas do que comercializando os seus resultados. Claro, tudo não pode ser regido unicamente pela necessidade de empresas, mas nem é esse o assunto. Claro, deve haver pesquisa menos pop, que não gere lucro mas traga muito beneficio para a sociedade, como é o caso do soro caseiro. Não percebi exatamente qual a visão que Diego tem sobre o assunto, mas devem existir alguns pontos contrarios sobre minha opinião. Ótimo! Depois eu escrevo mais sobre o assunto, agora tenho que cuidar de outras coisas.

valeuz...